11 de janeiro de 2010





VIAGEM AO CENTRO DO REINO ESMERALDA

Em termos científicos, entende-se por Selva Amazónica a bacia do rio Amazonas, com uma área total de 7 milhões de km2 de floresta húmida, densa e, em 95% da sua extensão, impenetrável. É tão desfavorável à vida humana como ambos os pólos ou mesmo os desertos. Isto, claro, numa prespectiva actual, que o "cordão umbilical" que nos ligava à natureza foi, para sempre, cortado. Para as tribos da floresta, esta é dadivosa e tudo o que precisam para sobreviver encontra-se ali. Aliás, todas as doenças que assolam estes povos foram levadas pelos brancos e, paradoxalmente, a indústria farmacêutica é a maior interessada nos recursos amazônicos.
A dimensão desta que se poderá assemelhar à ideia que temos de Éden é tal que, para além do Brasil, que detém cerca de 60% da mesma, a Amazónia encontra-se ainda dentro das fronteiras da Colômbia, Peru, Venezuela, Equador, Bolívia, Guiana, Guiana Francesa e Suriname. Representa mais de metade das florestas tropicais que ainda restam no Mundo e é, sem dúvida, a maior.

A MAIOR BIODIVERSIDADE DO PLANETA

Quando aqui cheguei, a primeira ideia ocorrida foi a de que isto não poderia ser apenas exótico para mim. Teria de ser para qualquer um, incluindo brasileiros, uma vez aqui chegados. Imaginei, também, a visão com que se deparam quem, pela primeira vez, teve contacto com a tribo da floresta. Segundo uma lenda, terá sido Francisco de Orellana quem, durante uma batalha em Tapuyas, na qual também as mulheres lutavam ao lado dos homens, atribuiu a denominação a esta zona onde, tal como Heródoto havia descrito em relação a Àfrica, as mulheres eram guerreiros destemidos. Para se ter uma vaga ideia da dimensão natural desta área, saiba-se que são cerca de 2 milhões de espécies de insectos e 2 mil de mamíferos e aves. É a maior biodiversidade do planeta, com 75 mil espécies de árvores e 150 mil de plantas. Uma em cinco espécies de aves do mundo é Amazónica. Finalmente, e para que se perceba a origem de tantos problemas sociais, questões políticas e especulações de vária ordem, foram registadas na região, até agora, 438 mil espécies de interesse económico.

Sem comentários: