2 de janeiro de 2010

Cataratas de Iguaçu, Parque Nacional de Iguaçu, Paraná, Brasil.





PARQUE NACIONAL DO IGUAÇU

A área das Cataratas do Iguaçu são um conjunto majestoso de 275 quedas de água, com uma altura superior a 70 metros ao longo de 2,7km, do Rio Iguaçu, na Bacia hidrográfica do Rio Paraná, localizadas entre o Parque Nacional Iguaçu, Paraná, Brasil e Parque Nacional Iguazú, Misiones, Argentina. A Garganta do Diabo é a maior e a mais impressionante de todas as quedas de água.
A área total de ambos os parques nacionais, conrrespondem a 250 mil hectares de floresta subtropical e está declarada como Património Natural da Humanidade.

O termo Iguaçu na língua guarani, deriva de y (água/Rio) e guasu (grande), que significa literalmente Água Grande, ou seja, Rio de Águas profundas.

Uma linda lenda Tupi-Guarani explica o surgimento das Cataratas do Iguaçu. "Há muitos anos atrás, o Rio Iguaçu corria livre, sem corredeiras nem cataratas, nas suas margens habitavam índios Caingangues, que acreditavam que o pajé M´Boy era o deus-serpente, filho de Tupã.
Ignobi, cacique da tribo, tinha uma filha chamada de Naipí, que iria ser consagrada ao culto do deus M´Boy, divindade com forma de grande serpente.
Tarobá, jovem gerreiro da tribo apaixona-se por Naipí e no dia da consagração da jovem, fogem para o Rio que os chama: -"Tarobá, Naipí, vem comigo!" Ambos desceram o Rio numa canoa.
M´Boy, furioso com os fugitivos, na forma de uma grande serpente, penetrou na terra e retorceu-se provocando desmoronamentos que foram caindo sobre o Rio, formando os abismos das Cataratas. Envolvidos pelas águas, caíram de grande altura. Tarobá transformou-se numa , palmeira a beira do abismo e, Naipí, em uma pedra perto da grande cachoeira, constatemente açoitada com a força das águas. Vigiadas por M´Boy, o Deus-Serpente, permanecem ali, Tarobá condenado a contemplar a sua amada sem lhe poder tocar.

Fotografias Zito Colaço

Sem comentários: