11 de janeiro de 2010

Gralhas-de-Bico-Amarelo, Alpes, Suiça.





PYRRHOCORAX GRACULUS é uma ave da familia Corvidae (Corvos).

As gralhas-de-bico-amarelo são aves da alta montanha, vivendo em altitudes que podem variar entre os 3 e 4 mil metros. No entanto no inverno, migram para zonas de menor altitude, onde o inverno é menos rigoroso. Nos Alpes, estas aves são características das zonas de pinheiros anões e são mais frequentes que as gralhas-de-bico-vermelho.
Podem ser encontradas nas zonas alpinas e subalpinas. Estando presentes desde o norte de Espanha, Alpes, Apeninos e Peninsula Balcânica até ao Irão, Afeganistão e Himalaias. Também se encontram na Montanha do Atlas, em Marrocos.
Estas gralhas vivem em acasalamento permanente, nidificando em pequenas colónias. Os ninhos estão situados em nichos protegidos das rochas. São formados de paredes grossas, construídas com ramos, raízes e revestidos de penas e materiais que permitem fazer frente ao clima da alta montanha. A postura é de 3 a 5 ovos e ocorre durante os meses de Abril, Maio ou Junho. A incubação é assegurada exclusivamente pela fêmea durante os 18 a 19 dias que dura o período do choco. Os filhotes são alimentados por ambos os pais e abandonam o ninho com aproximadamente 30 a 35 dias de idade.
A gralha-de-bico-amarelo é uma ave onívera, alimentando-se praticamente de tudo. Da sua dieta fazem parte os insectos, aranhas, frutas, bagas e cadáveres de outros animais.

Fotografias Zito Colaço

Sem comentários: