16 de outubro de 2009

Reserva Natural da Lagoa do Fogo, S.Miguel, Açores. Portugal.






A Reserva Natural da Lagoa do Fogo foi criada em 1982 pelo decreto regional nº10/82/A, de 18 Junho. Parte da área da Reserva Natural está incluída na Rede Natura 2000, encontrando-se classificada como sítio de Importância Comunitária da Lagoa do Fogo.
No maciço vulcânico da Serra de Água de Pau, no centro da ilha, rodeada por densa vegetação endémica, a Lagoa ocupa a enorme caldeira de um vulcão extinto. Esta caldeira vulcânica, a mais jovem da Ilha S.Miguel, ter-se-á formado há cerca de 15 mil anos, embora a sua configuração actual resulte, em grande parte, do último colapso importante ocorrido neste vulcão data do ano 1563.
A Lagoa do Fogo é também a mais alta da ilha. Encontra-se situada a 575 metros de altitude e a sua profundidade máxima atinge os 30 metros. Localiza-se no topo do Vulcão do Fogo, onde se desenvolve uma caldeira de colapso, com forma elíptica e dimenções aproximadas de 3x2,5km.
As paredes desta caldeira chegam a atingir desníveis de 300 metros. Dentro do perímetro da Reserva Natural destacam-se algumas espécies de plantas endémicas dos Açores, representativas da antiga floresta Laurisilva, como o CEDRO-DO-MATO, árvore de pequeno porte com madeira de qualidade, o LOURO e o SANGUINHO. Salienta-se ainda o TROVISCO-MACHO, a MALFURADA, o PATALUGO-MAIOR e a URZE.
As aves são elemento presencial nesta lagoa. Observam-se aves marinhas como a GAIVOTA e o GARAJAU-COMUM e aves terrestres como o POMBO-TORCAZ, o MILHAFRE, a ALVÉOLA e o MELRO-NEGRO.

Fotografias Zito Colaço

Sem comentários: