23 de novembro de 2009

Reserva Natural da Serra da Malcata, Beira Interior, Portugal.





Reserva Natural da Serra da Malcata

A Reserva Natural da Serra da Malcata é uma área protegida de Portugal, localizada na região da Beira Interior, abrangendo parte dos concelhos de Penamacor e Sabugal, junto à fronteira com Espanha. Tem uma área de 16.348 ha.
A Serra da Malcata, abrangida pela reserva, é a sétima elevação de Portugal continental. Ali nasce rio Bazágueda, afluente do Erges, parte da rede hidrográfica do rio Tejo. O relevo é ondulado, com a presença de bosques e áreas de matagal mediterrâneo.
A reserva foi criada em 1981 para servir de santuário para o felino mais ameaçado do mundo, o Lince-Ibérico(Lynx pardinus). Actualmente acredita-se que o Lince esteja extinto na reserva, ainda que a área possa no futuro ser utilizada como área de reintrodução.
Entre as espécies animais importantes presentes no parque encontram-se o GATO-BRAVO(felis silvestris), o JAVALI(Sus scrofa), a RAPOSA-VERMELHA(Vulpes vulpes), a GINETA(Genetta genetta) e outros. Destaca-se a CEGONHA-PRETA(Ciconia nigra), uma espécie rara em Portugal. Todas as espécies de anfíbios existentes em Portugal continental estão representados na reserva.
Ultimamente o CORÇO(Capreolus capreolus) e o ESQUILO-VERMELHO(Sciurus vulgaris) regressaram à Serra da Malcata desde refúgios na Espanha.

Fotografias Zito Colaço.

Sem comentários: